Quer começar um blog, comece simplificando
Alguns pontos que são fundamentais para quem está começando a publicar conteúdo na internet e não quer cair nos mesmos erros que eu.
Sempre gostei de publicar textos online, mas nunca havia focado especificamente em blogs. E por causa disso, quando comecei por aqui, cometi muitos erros, que me impediram até então de criar mais conteúdo.
Pense: Qual a necessidade de manter um serviço auto hospedado para métricas de sites? Ou três serviços de e-mail?
Após o nascimento do meu filho, aprendi a buscar meios de simplificar minha vida e otimizar o meu tempo. E isso também passou a valer para a Publiso.
Desde que me dei conta disso, tenho focado em operar apenas serviços que sejam essenciais, e tenho alcançado resultados muito melhores.
A Publiso tem debaixo do capô serviços que realmente funcionam e servem para os propósitos para os quais foram feitos.
Vou colocar aqui alguns pontos que considero fundamentais para quem está começando a publicar conteúdo na internet e não quer cair nos mesmos erros que eu.
Quer escrever? Procure um CMS que simplifique seu processo criativo
Eu gosto de escrever, portanto, um serviço de blog é fundamental para mim.
O WordPress tem sido o CMS mais utilizado por muitos blogueiros e criadores de conteúdo. Porém, a ferramenta necessita de muitos serviços complementares para funcionar, desde plugins de SEO, análises, segurança, cache e outros.
Para a Publiso utilizo o Ghost CMS. O Ghost oferece exatamente aquilo que eu preciso quando se trata de publicações. Utilizo ele na minha instância e não tenho tido dificuldades para mantê-lo.
Mas entendo que existe muito mais conteúdo em Português ensinando a utilizar o WordPress do que o Ghost, fora que a maior parte dos serviços de hospedagem são mais amigáveis ao WordPress do que a serviços que usam o node, como o Ghost.
Se você não tem meios de começar com a Ghost ou WordPress, comece com o Blogger, Sapo Blog, Medium, mas comece com algo simples.
Marketing por e-mail é seu foco? Cuide do seu domínio
Em outros artigos, expliquei o que é e-mail transacional e e-mail marketing. Em ambos os casos, se você usa um domínio, deverá garantir que seus e-mail cheguem a caixa de entrada dos seus assinantes ou leitores.
Para que isso aconteça, é fundamental que você tenha muito cuidado no momento da escolha do serviço de envio de e-mail. Existem muitos com opções gratuitas, como Brevo, Mailgun, Sisteme, Google SMTP, Oracle Email Delivery...
O foco aqui é escolher um serviço que possa atender a demanda de e-mails transacionais, de marketing e que garanta que seu conteúdo chegue a caixa de entrada dos seus leitores. Em alguns casos, seu domínio não é o problema, mas o endereço IP do serviço escolhido já está nas listas negras das caixas de e-mail 🚨.
Por muito tempo utilizei a Brevo para e-mail marketing, Oracle Email Delivery para e-mail transacional. Funcionava? Sim, funcionava, mas qual a necessidade de dois serviços?
Acabei aceitando a Mailgun (com muitas ressalvas em um primeiro momento), testei e com o passar do tempo aposentei a Brevo e a Oracle. É mais inteligente o pagamento de 1 dólar a cada mil e-mail do que serviços gratuitos que deixam meu nome em listas negras. Para pagar esse 1 dólar, eu utilizo a Global Account do Banco Inter.
Após a Mailgun, todos os e-mail tem chegado no lugar certo. 📫
Muitas redes sociais?
Sério, ficar ajustando o seu conteúdo para publicar em outras redes sociais? Existem tantos serviços que fazem isso automaticamente!
Buffer é o primeiro a vir a mente, fora ele tem a Nuelink e outros. São em grande parte gratuitos e funcionam perfeitamente junto a Zapier ou Make.
Ambos tem camadas gratuitas que atendem a demanda de quem está começando.
Uma dica incrível é utilizar o Canva para criar suas artes digitais.
Postou e precisa de métricas?
Google Analytics é completo. Mas muito complexo também, pois me obriga a ter que criar botões de consentimento de cookies, políticas de privacidade, e isso consome muito tempo.
E Como eu não quero ter complicações com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) Brasileira, optei em um primeiro momento na utilização da Plausible (❤️), mas me peguei com mais um serviço sob o capô e qual a necessidade de mantê-lo?
Como pagar Plausible para mim era inviável, passei a utilizar a Umami Cloud, que tem uma versão online gratuita que serve para o meu caso.
E-mail de contato?
Eu fico muito incomodado quando vejo um e-mail com o final "@gmail.com" em formulários de contato. Dá a impressão de ser algo pouco profissional.
Para melhorar isso, você pode (e deve) usar seu próprio domínio para criar um e-mail para contato.
Serviços como a ZohoMail, Skiff, ou o seu serviço de hospedagem (como Hostinger ou Umbler) oferecem pelo menos um alias gratuito.
Conclusão
Começar sempre é difícil, mas começar criando uma estrutura muito complexa pode impedir você de chegar longe. Existem muitas pessoas que começam projetos incríveis, mas acabam desistindo por tornar todo o fluxo de trabalho muito complicado.
E acredite, a vida por si já é complicada. Portanto, se você tem vontade de publicar, comece. Nunca se limite pela sua situação financeira, ou mesmo de conhecimento. Você tem muito para contribuir na vida de outras pessoas.