Quer começar um blog, comece simplificando

Alguns pontos que são fundamentais para quem está começando a publicar conteúdo na internet e não quer cair nos mesmos erros que eu.

by Mateus Ribeiro

Quer começar um blog, comece simplificando
Photo by Aaron Burden / Unsplash

Share

Sempre gostei de publicar textos online, mas nunca havia focado especificamente em blogs. E por causa disso, quando comecei por aqui, cometi muitos erros, que me impediram até então de criar mais conteúdo.

Pense: Qual a necessidade de manter um serviço auto hospedado para métricas de sites? Ou três serviços de e-mail?

Após o nascimento do meu filho, aprendi a buscar meios de simplificar minha vida e otimizar o meu tempo. E isso também passou a valer para a Publiso.

Desde que me dei conta disso, tenho focado em operar apenas serviços que sejam essenciais, e tenho alcançado resultados muito melhores.

A Publiso tem debaixo do capô serviços que realmente funcionam e servem para os propósitos para os quais foram feitos.

Vou colocar aqui alguns pontos que considero fundamentais para quem está começando a publicar conteúdo na internet e não quer cair nos mesmos erros que eu.

Quer escrever? Procure um CMS que simplifique seu processo criativo

Eu gosto de escrever, portanto, um serviço de blog é fundamental para mim.

O WordPress tem sido o CMS mais utilizado por muitos blogueiros e criadores de conteúdo. Porém, a ferramenta necessita de muitos serviços complementares para funcionar, desde plugins de SEO, análises, segurança, cache e outros.

Para a Publiso utilizo o Ghost CMS. O Ghost oferece exatamente aquilo que eu preciso quando se trata de publicações. Utilizo ele na minha instância e não tenho tido dificuldades para mantê-lo.

Mas entendo que existe muito mais conteúdo em Português ensinando a utilizar o WordPress do que o Ghost, fora que a maior parte dos serviços de hospedagem são mais amigáveis ao WordPress do que a serviços que usam o node, como o Ghost.

Se você não tem meios de começar com a Ghost ou WordPress, comece com o Blogger, Sapo Blog, Medium, mas comece com algo simples.

💡
Para leitores que estejam fora do Brasil: Muitos serviços recomendados pela Ghost estão em inglês e cobram seus custos em dólares. Devido a isso, apresento algumas opções que se adequam melhor a realidade brasileira.

Marketing por e-mail é seu foco? Cuide do seu domínio

Em outros artigos, expliquei o que é e-mail transacional e e-mail marketing. Em ambos os casos, se você usa um domínio, deverá garantir que seus e-mail cheguem a caixa de entrada dos seus assinantes ou leitores.

Para que isso aconteça, é fundamental que você tenha muito cuidado no momento da escolha do serviço de envio de e-mail. Existem muitos com opções gratuitas, como Brevo, Mailgun, Sisteme, Google SMTP, Oracle Email Delivery...

O foco aqui é escolher um serviço que possa atender a demanda de e-mails transacionais, de marketing e que garanta que seu conteúdo chegue a caixa de entrada dos seus leitores. Em alguns casos, seu domínio não é o problema, mas o endereço IP do serviço escolhido já está nas listas negras das caixas de e-mail 🚨.

Por muito tempo utilizei a Brevo para e-mail marketing, Oracle Email Delivery para e-mail transacional. Funcionava? Sim, funcionava, mas qual a necessidade de dois serviços?

Acabei aceitando a Mailgun (com muitas ressalvas em um primeiro momento), testei e com o passar do tempo aposentei a Brevo e a Oracle. É mais inteligente o pagamento de 1 dólar a cada mil e-mail do que serviços gratuitos que deixam meu nome em listas negras. Para pagar esse 1 dólar, eu utilizo a Global Account do Banco Inter.

Após a Mailgun, todos os e-mail tem chegado no lugar certo. 📫

Muitas redes sociais?

Sério, ficar ajustando o seu conteúdo para publicar em outras redes sociais? Existem tantos serviços que fazem isso automaticamente!

Buffer é o primeiro a vir a mente, fora ele tem a Nuelink e outros. São em grande parte gratuitos e funcionam perfeitamente junto a Zapier ou Make.

Ambos tem camadas gratuitas que atendem a demanda de quem está começando.

Uma dica incrível é utilizar o Canva para criar suas artes digitais.

Postou e precisa de métricas?

Google Analytics é completo. Mas muito complexo também, pois me obriga a ter que criar botões de consentimento de cookies, políticas de privacidade, e isso consome muito tempo.

E Como eu não quero ter complicações com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) Brasileira, optei em um primeiro momento na utilização da Plausible (❤️), mas me peguei com mais um serviço sob o capô e qual a necessidade de mantê-lo?

Como pagar Plausible para mim era inviável, passei a utilizar a Umami Cloud, que tem uma versão online gratuita que serve para o meu caso.

E-mail de contato?

Eu fico muito incomodado quando vejo um e-mail com o final "@gmail.com" em formulários de contato. Dá a impressão de ser algo pouco profissional.

Para melhorar isso, você pode (e deve) usar seu próprio domínio para criar um e-mail para contato.

Serviços como a ZohoMail, Skiff, ou o seu serviço de hospedagem (como Hostinger ou Umbler) oferecem pelo menos um alias gratuito.

Conclusão

Começar sempre é difícil, mas começar criando uma estrutura muito complexa pode impedir você de chegar longe. Existem muitas pessoas que começam projetos incríveis, mas acabam desistindo por tornar todo o fluxo de trabalho muito complicado.

E acredite, a vida por si já é complicada. Portanto, se você tem vontade de publicar, comece. Nunca se limite pela sua situação financeira, ou mesmo de conhecimento. Você tem muito para contribuir na vida de outras pessoas.

Serviços que oferecem opções em Português

Hospedagem: Hostinger e Umbler;

VPS ou Instâncias: Oracle e Amazon;

Serviço de Blog: Sapo Blogs, Blogger;

E-mail Marketing ou Transacional: Brevo, Sisteme, Google SMTP, Oracle Email Delivery;

Serviço de e-mail: ZohoMail

Criação de Arte: Canva;

Métricas de site: Google Analytics e Umami.