Serviços de análise para seu site

Quem compartilha conteúdo na internet precisa saber quais são os artigos mais lidos ou acessados. E é nesse momento que precisamos de métricas.

by Mateus Ribeiro

Serviços de análise para seu site
Google Analytics ou Plausible Analytics

Share

A análise de métricas de um site é o que auxilia na criação de conteúdo que interesse seus leitores, através delas, quem escreve percebe como o público está entendendo o conteúdo, como está interagindo com ele e se seus objetivos estão sendo alcançados.

Privacidade de Dados

Pode parecer um tema simples, mas quando tratamos dele, acabamos por esbarrar em outro assunto: Privacidade.

Desde o início, me causa pânico a quantidade de dados que alguns serviços de análise coletam, me questiono em alguns momentos quanto a importância destes para a continuidade do blog e nesta postagem vou delineando meus pensamentos.

Hoje em dia existe um preocupação maior quanto a coleta de dados e devido a isso, muitos países estão criando leis que garantam a privacidade dos usuários, como a LGPD (Brasil) ou GDPR (União Européia), diante disso há a necessidade de colocar aquele banner de consentimento no seu seu site se você coleta muitos dados.

Ferramentas de Análise

Google Analytics

O Google Analytics fornece ao criador de conteúdo uma quantidade gigantesca de métricas, com informações detalhadas sobre o tráfego do site, comportamento do usuário e taxas de conversão, o serviço coleta muitos dados. Para quem utiliza marketing, ou precisa de dados específicos, o Google Analytics é a opção gratuita mais indicada.

Quanto a conteúdo, existe muitos tutoriais ensinando a utilizar o Google Analytics. A ferramenta está totalmente em Português e facilita muito a vida de pessoas que utilizam-se da internet para conseguir dinheiro (monetização) pois o criador de conteúdo terá a disposição uma ampla gama de serviços vinculados ao Analytics, que fazem parte do Google Marketing Plataform.

Captura de tela do Google Analytics. Créditos: Aldeia Conteúdo

Plausible Analytics

É a minha solução favorita ao Google Analytics. A Plausible tem código aberto e apresenta uma interface simples, bem construída e intuitiva.

A ferramente é focada na privacidade de dados, o que a torna muito diferente de opções como o Google Analytics, além disso, não armazena cookies no dispositivo do usuário, poupando-nos da da necessidade de termos de consentimento.

Mas se engana quem pensa que a solução não consegue apresentar métricas confiáveis, pois o serviço consegue mapear o acesso dos usuários de forma muito eficiente, se esquivando de bloqueadores de anúncios e outros scripts.

Para mim, o que torna a Plausible menos atrativa é o fato da interface estar totalmente em inglês e de ser um serviço pago se você optar por utilizar a opção oferecida por eles, que parte de 9 dólares mensais.

Porém, para pessoas que conseguem instalar a ferramenta dentro do próprio servidor (auto-hospedado) a solução é gratuita. A Plausible tem tutoriais muito bons e seguindo eles nunca tive problemas.

Captura de tela da Plausible Analytics.

Na Publiso utilizamos a Plausible há 2 anos na versão auto-hospedada. Isso facilita o tratamento de dados e mantém todas as informações sob a nossa responsabilidade.

Porque o Google Analytics é gratuito e a Plausible não é

Existe uma frase muito interessante que diz que "Nada é de graça neste mundo" e outra que diz "Se você não está pagando, você está se vendendo".

O Google mantém toda a estrutura de serviços fazendo uma coleta maciça de dados e informações dos usuários. De posse dessas informações, o Google desenvolve ferramentas mais completas para vendas e marketing, além de compartilhar essas mesmas informações com parceiros. E acredite, isso não é restrito apenas ao Google, se é o que você está pensando.

Outras ferramentas, cobram pelos serviços prestados justamente porque essa é a única maneira possível para manter o serviço funcionando. Mas se pagar é difícil para você, é possível instalar a Plausible em seu servidor.

Conclusão

Métricas do seu site são necessárias? Sim.

Tem opções boas no mercado? Com certeza, cito a Plausible Analytics, a Simple Analytics, Matomo e muitas outras.

Privacidade dos seus usuários é relevante para você? Não use o Google Analytics.

Quer experimentar a Plausible Analytics? Acesse o site e faça o teste gratuito por 1 mês e veja se atende às suas necessidades. Se você quiser conversar comigo a respeito da Plausible, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em responder suas dúvidas.