O que é DNS

E quando o apelido diz mais sobre você do que seu nome? Nesse artigo vamos falar sobre DNS, o tradutor de apelidos que faz a internet funcionar.

by Mateus Ribeiro

O que é DNS
Photo by John Schnobrich / Unsplash

Share

O fofoqueiro da internet

Não, você não leu errado, o DNS é o grande vizinho fofoqueiro da internet.

E vou explicar isso com esse exemplo:

Passeando na rua, vi ao longe uma pessoa conhecida como "Maria do Chico da Antônia".

Como eu moro em uma cidade de interior, é fácil deduzir que Maria, é filha do Francisco, que é marido da Antônia.

Nesta família, todos os três tem sobrenomes que os identificam, mas o apelido que é usado explica melhor quem são e de onde são.

E como isso me ajuda a entender o que é DNS?

O DNS é responsável pela identificação de um site, com ele, você usa o apelido de um site para descobrir seu nome e sobrenome.

Vou usar como exemplo o Facebook, o apelido seria o domínio do site que é facebook.com, e o nome seria o IP, que no caso do Facebook seria 157.240.22.35.

No caso da Maria do Chico da Antônia, o nome dela é Maria das Graças Gonçalves.

Tá, mas se seguir o seu exemplo, a internet vira uma bagunça

Não necessariamente, o DNS associa apenas um apelido para um nome específico. Ele faz essa associação e depois propaga para outros serviços de DNS. Ou seja, passa a fofoca para todo mundo (literalmente) saber.

É claro que irão existir sites com apelidos parecidos, mas nunca iguais.

Como exemplo, você sabe que o domínio do Google é google.com e não google.goiania. Por isso sempre preste atenção no site que você entra.

Explicando a parte técnica

Qual o significado da sigla DNS?

DNS é a abreviação para Domain Name System, ou em português, Sistema de Nome de Domínio.

Onde fica o DNS

O DNS é um serviço que está na web, e como tal, ele está hospedado em servidores. Nesses servidores, existem algo semelhante a grandes listas, banco de dados, onde estão relacionados cada domínio e seu respectivo IP ou IP's. Sem exceção.

Sempre que você acessa um site, o seu dispositivo aciona um serviço de DNS e faz a conexão para você. Isso acontece em fração de segundos.

Problemas de DNS?

Como os servidores de DNS estão em locais físicos existe a possibilidade de alguns problemas ocorrerem, como:

Muitas vezes causada pela distância entre o servidor e a pessoa que está acessando o site. Para solucionar a latência, muitas empresas desse ramo tem apostado em instalar servidores DNS em várias cidades ao redor do mundo. Por exemplo, em Sorocaba, no interior do estado de São Paulo opera um servidor da Cloudflare, e ele está a cerca de 35 Km de onde estou escrevendo esse artigo. A redução da distância diminui o tempo de resposta dos sites e melhora a performance geral do serviço.

Homem idoso surge na tela e arremessa o notebook no chão e após isso, cabisbaixo volta para dentro da casa
A culpa é do notebook?

Não existe um único serviço de DNS no mundo, então, para que todos eles possam apontar para o mesmo lugar, existe a necessidade de espelhar (ou espalhar) a informação entre todos eles. Isso pode demorar de minutos até horas. Dependendo do serviço que a pessoa está utilizando, pode sim demorar para a informação chegar.

Isso pode ser explicado assim: Todos sabem que o Chico mora na casa azul do final da rua, e você está procurando ele. Mas desde ontem, ele está morando em outra cidade e só Maria sabe o endereço dele. Infelizmente, você vai ter que esperar ela chegar do trabalho para descobrir o endereço.

Depois que você descobrir o novo endereço, não vai só a Maria a saber né?

No DNS, ele passa a propagar o caminho certo a partir do momento que ele é configurado.

Existem outros problemas, mas esses são os mais básicos.

Preciso usar o DNS?

Sim! Sem DNS fica impossível acessar a internet, por isso todos os dispositivos já vem configurados com um servidor DNS, seja o roteador, seja seu dispositivo, computador e outros.

Normalmente não percebemos a necessidade do DNS, e isso é muito bom, pois sempre que notamos ele, é devido alguns dos problemas, como o que citei acima.

Existe diferença entre um serviço e outro?

Sim, como disse, algumas empresas tem servidores mais próximos dos usuários, mas não só isso, a estrutura do serviço pode variar de uma região para outra.

Segundo a DNSPerf, no dia em que esse artigo foi escrito (27/02/2023), a melhor performance foi a da Cloudflare, que responde em 9,15 ms.

Agora que você sabe disso, entenda que se você quer ter um site e quer que ele funcione bem, é fundamental que você faça uma boa escolha de servidores de DNS.

E se você não tem um site, mas quer melhorar as respostas no carregamentos de sites ou aplicativos nos seus dispositivos, é muito bom que você leia mais sobre esse tema no site que está logo abaixo:

1.1.1.1 - O resolvedor de DNS mais rápido da Internet especializado em privacidade
✌️✌️ Navegue por uma Internet mais rápida e privada.

‌Por hora, lembrem-se de correr um pouco toda manhã.