O que é o Ghost CMS

O Ghost é um gerenciador de conteúdos com foco em publicações. É gratuito, de código aberto e simplifica sua rotina de publicações em blog.

by Mateus Ribeiro

Imagem com logomarca da ghost.org em fundo branco
Logomarca oficial da Ghost.org

Share

Não, mesmo a palavra Ghost signifique fantasma, este serviço está longe de ser uma aparição que vai surgir no meio da noite para tirar você da cama com medo. A ideia dessa ferramenta é ser muito mais amigável que as outras ferramentas de CMS que estão no mercado. Ela é tão simples, que no final das contas age igual um fantasma, está ali sem parecer estar ali.

Mas, se você não sabe o que é CMS, tem um artigo explicando o que é no link abaixo:

O que é CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo)
No início da internet, todo a criação de conteúdo era realizada manualmente. Neste artigo vamos falar da criação do CMS.

O Ghost é um CMS gratuito, de código aberto e com foco na otimização do seu site para o conteúdo e SEO. Isso é relevante se o seu foco é tornar o seu site ou blog mais conhecido no Google ou qualquer outro motor de busca. Sim, aponto isso, porque existem autores que não focam no ranqueamento do Google.

Atualmente, é utilizado em aproximadamente 0.18% dos sites do mundo, conforme dados do BuiltWith.

Um dos pontos fortes do Ghost é a facilidade para o envio boletins informativos, inscrição de novos membros no site através de ferramentas já integradas. Tudo de forma simples e funcional.

Porque o Ghost pode ser a alternativa para você

Com base na minha experiência pessoal

Na minha rotina de testes para descobrir uma forma simples para publicar meu conteúdo na rede, encontrei o Ghost.

O que destacou este CMS para mim, apesar dele estar totalmente em Inglês, foi a melhoria no desempenho para escrever os textos. Achei a disposição dos menus e ferramentas coerente e funcional, tal como é possível visualizar na imagem abaixo:

Painel Administrativo do Ghost CMS
Captura de tela do painel administrativo do Ghost

Com base em desempenho

O foco principal do Ghost é a publicações de conteúdo. E para que isso aconteça de forma natural, são executadas diversas otimizações e ajustes automaticamente, por exemplo, toda e qualquer imagem carregada já é comprimida e ajustada para o tamanho ideal da postagem.

Entende-se que tudo o que você precisa para publicar seu conteúdo na internet já integrado no Ghost, não havendo a necessidade de adição de novos plugins ou módulos na ferramenta. Esse tema será melhor abordado em outra postagem.

Graças as otimizações automáticas, todas as páginas que são publicadas tem uma tendência de carregarem de forma mais rápida, consumindo menos recursos do CMS e evitando a necessidade de pagar um valor absurdo em serviços de hospedagem.

Eu tenho uma empresa, este CMS funciona para mim?

Se você tem uma empresa e quer um contato direto com o seu cliente, o Ghost funciona muito bem. A ferramenta possui uma área de membros e também permite o envio de Newsletters, que são os e-mails com novidades sobre o seu negócio.

Em teoria, se sua empresa trabalha com manutenção de veículos, ao escrever conteúdos relacionados a isso, você pode atingir um publico maior na sua região. Se uma dessas pessoas assinar suas Newsletters e receber avisos sobre manutenção periódica no e-mail, existe uma chance considerável desta ir até sua oficina e realizar a manutenção do veículo.

Conclusão

Enfim, de forma resumida, concluo que o uso do Ghost como ferramenta de CMS pode trazer soluções efetivas para você ou seu negócio.

A ferramenta possui muitos pontos positivos, como já apontei, porém, cabe destacar que atualmente existem poucas soluções de hospedagem para o Ghost no Brasil, além da ferramenta estar totalmente em Inglês.

Trago porém o fato de que não é difícil encontrar uma solução para isso. O ghost pode ser facilmente instalado em servidores particulares, caseiros ou VPS's. Se for uma hospedagem em cloud, reduz-se os custos de forma considerável.

E convido você a se arriscar para o novo.

Acredito que o Ghost está no caminho certo para uma internet mais acessível a todos. Uma internet com gente dentro.

E é isso, por hoje, bebam água e usem máscara se estiver resfriado.