O que é um Agente Comunitário de Saúde

É uma profissão que eu amo e valorizo, pois simplifica o acesso da população aos serviços públicos de saúde, assistência social ou educação.

by Mateus Ribeiro

Agente Comunitário de Saúde em atendimento domiciliar. Créditos: Agora MT
Agente Comunitário de Saúde em atendimento domiciliar. Créditos: Agora MT

Share

Entre os anos de 2014 e 2017, trabalhei como Agente Comunitário de Saúde na cidade de Cesário Lange - SP, nesse período acompanhei as pessoas que moravam na minha comunidade e além de conhecer melhor a Política de Saúde, passei a conhecer melhor outras Políticas Públicas, como Assistência Social e Educação.

O trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) é bem amplo, mas para explicar o que é, preciso mostrar o que é a Estratégia de Saúde da Família.

Estratégia de Saúde da Família

A Estratégia de Saúde da Família é parte do plano de reorganização da Atenção Básica do SUS, ela vem sendo implantada há vários anos e é norteada pela Política Nacional da Atenção Básica.

Logomarca Saúde da Família. Composta com representação de uma família, com criança, uma mulher e um homem.
Logomarca Saúde da Família, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Atenção Básica do SUS

A Atenção Básica é a porta de acesso ao SUS e é ofertada nas UBS's (Unidades Básicas de Saúde) ou Posto de Saúde.

Uma Unidade de Saúde que tem a Estratégia de Saúde da Família tem a equipe básica formada por médico(a) generalista (clínico geral), enfermeiro(a), técnico(a) de enfermagem e os Agentes Comunitários de Saúde. Podem também contar com outras especialidades, como dentista e psicólogos(as).

O que é um Agente Comunitário de Saúde

O ACS é o profissional que trabalha com a comunidade desenvolvendo ações de divulgação e orientação das políticas de saúde, prevenção de doenças e controle de endemias.

É um profissional que faz parte da Estratégia de Saúde da Família, mas pode também estar presente em Postos de Saúde que ainda não adotaram essa estratégia.

Quando surgiu o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS)

O Programa de Agentes Comunitários de Saúde teve início no final dos anos 80, com o foco de melhorar as condições de saúde da população em diversas regiões do país.

O programa teve efeito positivo nos locais onde foi implantada e ao longo dos anos a profissão percebeu-se como fundamental na elaboração da Estratégia de Saúde da Família e se espalhou pelo país todo.

O Brasil, atualmente conta com aproximadamente 265 mil agentes comunitários, sendo que cada um atende em média 150 famílias.

O que faz um Agente Comunitário de Saúde

O ACS realiza cadastramento das famílias em um território, mobiliza a comunidade com ações de promoção de saúde, auxilia no acompanhamento de gestantes e mulheres que tiveram filhos recentemente, realiza visitas com foco informativo, também observam situações de risco social e de saúde, atendem pessoas com algum tipo de doença ou condição que exija acompanhamento, como pessoas com câncer, diabéticos e hipertenso. É como se o ACS fosse a extensão dos postos de saúde.

Mas para que tudo isso funcione, o ACS deve conhecer detalhadamente o local que atua e falar a língua daquela população, pois devem traduzir as Políticas de Saúde de forma que as pessoas entendam.

🔎
Você pode conhecer melhor as funções do Agente de Saúde através da leitura desses materiais: Cartilha para o ACS - Tuberculose e Guia prático do ACS

O Programa de Agentes de Saúde é reconhecido internacionalmente

No artigo "O que o SUS está ensinando ao serviço de saúde britânico", eles narram a história das profissionais Comfort e Nahima que estão atuando no projeto piloto do PACS em Londres.

Por lá, o projeto foi apresentado pelo especialista em saúde pública, Matthew Harris que trabalhou no Brasil durante quatro anos.

E desde que foi implantado, o projeto piloto trouxe dados favoráveis, pois, os domicílios atendidos com regularidade apresentaram 47% mais chances de aceitar as vacinas e 82% mais probabilidade de fazer o rastreamento do câncer, em comparação com outras áreas não atendidas.

A matéria completa da BBC Brasil pode ser lida neste artigo.

SUS: O que Brasil está ensinando ao serviço de saúde britânico - BBC News Brasil
Uma abordagem de saúde que foi bem-sucedida em partes mais pobres do Brasil começou a ser testada no Reino Unido.

Um problema a ser combatido

Muitas cidades subutilizam o profissional, mantendo-o dentro das unidades básicas de saúde e impedindo-os de exercer sua função. Isso pode ser apontado como desvio de função, porém as cidades argumentam que não tem meios de contratar novos profissionais e isso leva a necessidade de utilizar os ACS dentro das unidades.

Ao longo dos anos, devido a problemas de gestão, o repasse de verbas utilizadas no pagamento dos Agentes de Saúde foram retidas e isso fragilizou ainda mais a profissão em alguns municípios.

Outro ponto importante é a falta de capacitação e instrumentalização dos profissionais, que se veem mergulhados em dúvidas e questionamentos sobre a sua função.

Mas cabe lembrar, que mesmo com essa condição, ainda vemos uma luta contínua dos ACS para continuar marcando a presença nas comunidades em que atuam.

Um conquista por vez

Governo federal sanciona lei que considera agentes comunitários de saúde e de combate às endemias como profissionais de saúde
Lei é um passo importante para fortalecer o SUS

Enfim, por hoje é isso, se gostou desse conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais.