O que é e-mail transacional

Eu tenho certeza que em algum momento você deve ter recebido algum desses e-mails, e sobre ele que quero explicar neste post.

O que é e-mail transacional
Photo by Carol Jeng / Unsplash

Logo que comecei a escrever no blog, percebi que a postagem que você lê é o resultado de vários outros serviços que devem ser agregados no site. Muitos destes recursos são percebidos no início, mas alguns quase que passam despercebidos, mas quando são necessários, fazem uma enorme diferença.

Meu primeiro CMS de criação de sites foi o WordPress, com o qual desde o início tive uma experiência ruim, mas tudo piorou quando eu perdi a senha de acesso ao serviço e não consegui recuperar, justamente porque não tinha cadastrado um e-mail transacional.

Mas aí você pergunta para que serve isso, e eu começo explicando com essa história:

A história do Carlos

E Carlos recebeu a indicação de uma loja online incrível.

Quando Carlos acessou o site ficou impressionado com o que viu lá. Como estava precisando renovar o guarda roupa e os preços estavam baixos, ele acabou fazendo uma compra enorme, e pagou tudo com o cartão de crédito.

Após fechar o pedido, o aplicativo do cartão informou que a compra foi aprovada e que o valor seria cobrado na próxima fatura. Até aí, nada demais.

Mas depois disso, Carlos percebeu que não recebeu nenhum e-mail ou mensagem da loja informando se a compra foi bem sucedida, curioso, ele entrou no site e viu que a compra foi confirmada e que era necessário aguardar a chegada da nota fiscal.

Após 5 dias, Carlos percebeu que a nota fiscal não havia chegado, indignado, acabou por entrar no site da loja que continuava informando que a compra foi bem sucedida. Carlos resolveu esperar. Se passaram 15 dias e nenhuma informação nova chegou.

Carlos, após 20 dias, cansado de tentar falar na central da loja e não ter resposta, ele chegou a conclusão de tinha sofrido um golpe, se sentiu mal, mas, quando chegou a fatura do cartão, a tristeza aumentou ainda mais, por fim, com um aperto no peito, ele pagou a dívida.

Mas espere, após 30 dias, Carlos recebeu um e-mail informando que a sua compra estava retida em Curitiba (Centro de Recebimento dos Correios) e havia sido taxada... E você já consegue imaginar o final.

Homem carregando caixas cai no chão derrubando todas elas
Esse é o Carlos chegando com as compras

Explicando o e-mail transacional?

Na história que eu contei, é fácil perceber que todo o transtorno foi causado devido a ausência de um e-mail transacional. O que aconteceu com o Carlos, infelizmente acontece com frequência, mas no caso dele, a sorte é que o Correios nunca falha quando esse é o tema.

Um e-mail transacional pode ser explicado como e-mails enviados automaticamente. São respostas de ações que uma pessoa realiza num site, como pedido de redefinição de senha, criação de conta ou outras necessidades.

Diferente dos e-mails motivacionais que você recebe do seu chefe ou dos que você manda para sua crush quando precisa, o e-mail transacional é basicamente um robô enviando mensagens que já foram programadas, tipo seu banco cobrando a fatura que você ainda não pagou. Eu tenho certeza que em algum momento você deve ter recebido algum desse tipo na sua caixa de e-mail. Pois é, gifs e emojis não tornam eles menos frios.

Tipos de e-mails transacionais

Dentro desse formato de e-mail, podemos apresentar alguns exemplos:

Confirmação de criação de conta ou inscrição em newsletter

O e-mail de confirmação é enviado para uma pessoa para confirmar se o e-mail informando no cadastro pertence a ela e se é possível fazer contato com a pessoa através dele.

Confirmação de Pedido

Quando é feita uma compra online, a confirmação do pedido é enviada logo após a confirmação da compra. Ele informa o cliente que o pedido foi recebido, repassa dados sobre o que foi comprado, valores, prazo de entrega, telefones e e-mails para contato, se necessário.

E-mails de Notificação

Eu acredito que esse e-mail é o que mais agrada o cliente, pois pode informar se o produto comprado já foi enviado, em qual lugar está, etc.

Um e-mail de notificação pode ser enviado após um pagamento de conta, recebimento de um pedido de suporte (ticket), enfim, as opções são infinitas.

Trilha pontilhada por onde uma caixa fechada está passando
Seu pedido está a caminho

E-mails de Redefinição de Senha ou de tentativa de acesso

Imagine você, sabendo que tem um dezena de tarefas para fazer ficando horas preso ao telefone porque tem muitos pedidos de alteração de senha?

Eu sou servidor público, e todas as vezes que a minha senha expira, tenho que entrar em contato com a equipe de suporte da prefeitura, enviar alguns documentos e aí, criar uma nova senha. É sério, fico horas sem conseguir trabalhar.

No caso desses e-mails, sempre que é necessário alterar a senha, a própria pessoa solicita através de um botão no site, em instantes chega um e-mail para ela com link confirmando se ela solicitou ou não a alteração, se sim, já faz a alteração e pronto.

Mas, mesmo tendo um site, meu serviço atende as pessoas por telefone...

Então, mesmo que pareça que você nunca vai usar, o e-mail transacional pode poupar você de muita dor de cabeça.

Se você tem um blog, ele pode te ajudar a redefinir a sua própria senha, pode abrir espaço para pessoas se cadastrarem para comentar suas postagens ou mesmo para serem membros, receber newsletters. Pense bem.

Se você tem uma empresa que oferece serviços online, ele é fundamental para que uma pessoa confie no que você vende. Para a empresa os e-mails transacionais tornam a rotina interna e fluxos de trabalho mais eficientes. Diminuem a necessidade de suporte telefônico ao cliente, pois é fato, se ele receber as informações que precisa, obviamente ele não vai ficar ligando diariamente para confirmar.

E com certeza o cliente vai ficar muito satisfeito com respostas rápidas.

Existe algum opção que seja gratuita?

Sim, existem empresas especializadas no envio de e-mails transacionais, como a Brevo (ex Sendinblue), Email Delivery da Oracle ou Mailgun (que é ferramenta indicada pela Ghost). No mercado existem várias opções.

Dentre as 3 opções, a Brevo e a Oracle oferecem cotas mensais gratuitas, o que é ótimo para quem está começando. A Mailgun não oferece nenhum plano gratuito, mas tem um período de avaliação, vale a pena conferir.

Resta a você verificar qual opção é melhor para você.

Como faço para colocar no meu site ou serviço?

Para colocar o e-mail transacional para funcionar em seu site, você deverá primeiramente entender como o CMS que você está usando funciona. Por exemplo, o WordPress, utiliza-se de plugins para isso, como o Easy WP SMTP, já o Ghost CMS, exige que tudo seja configurado dentro do próprio serviço, sem a necessidade de plugins.

Esse são exemplos, no mercado existem vários CMS que você utilizar e cada um tem configurações diferentes.

Existe ainda empresas de hospedagem que já deixam tudo configurado para você quando o seu site é hospedado lá. Nesse caso, ao hospedar o site, você recebe uma cota mensal de e-mails para utilização. É uma experiência mais agradável, admito.

E qual a opção que você usa?

Eu utilizo o Ghost CMS para operar meu blog, portanto, não utilizo plugins.

No início, utilizei o E-mail Delivery da Oracle, porém, como precisava de alguns recursos que eles não ofereciam, optei por utilizar a Brevo e posso dizer que tenho tido uma boa experiência com o serviço que eles ofertam.

Por hora é isso, espero que você tenha entendido sobre o tema.

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